As Clínicas e Hospitais Odontológicos Iarossi oferecem atendimento diferenciado

Especialistas em Odontopediatria, proporcionando o que há de melhor no tratamento infantil. Ver a sua criança saudável e com um belo sorriso, é a nossa maior satisfação!

Consulta ao dentistaA Amamentação e a Odontologia

Além de todos os benefícios amplamente conhecidos da amamentação natural, hoje diz-se que oferecer leite materno também é uma atitude ecologicamente correta, pois não consome recursos naturais em sua produção e não gera lixo, além de ser mais barato.

Porém, poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança.

Um exercício muito importante

Quando a criança é amamentada, ela está fazendo um exercício físico muito importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem a mandíbula muito pequena, que estimulada pelos movimentos de sucção, irá crescer e alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior.

Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos que ajudarão a desenvolver os ossos. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição.

Mamar no peito não é fácil, por isso o bebê fica bastante suado. Usando mamadeira, este exercício quase não existe e o bebê acaba por preferí-la, pois o leite virá facilmente sem fazer muita força. Para exercitar-se com maior eficiência, a posição durante a mamada é importante: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite.

Uma atitude na tentativa de evitar os “dentes tortos”

Maxilares mais desenvolvidos favorecerão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Durante a amamentação, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amidalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações, provocando mordidas abertas e/ou cruzadas.

A amamentação prepara o bebê para a mastigação

Mantendo o hábito do uso de mamadeiras ao longo dos anos, habituando-a a uma dieta mole, a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da fase de amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

odontopediatria

Abandonando a mamadeira

A partir dos quatro a seis meses, quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), estes deverão ser oferecidos usando copos com bico, canudinho e colheres, evitando o uso de mamadeira ou “chuquinha”.

Crescendo saudável

A primeira consulta odontológica de uma criança deve ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho; nesse primeiro encontro, o odontopediatra irá orientar a respeito da higienização, dieta e com proceder quando os dentes começarem a nascer. Entre outras coisas, é importante que os pais se acostumarem a levar seus bebês ao dentista, assim como os levam ao pediatra, no sentido de poder acompanhar de perto o crescimento e desenvolvimento de toda a face, na tentativa de evitar doenças e o mal posicionamento dentário e esquelético.

Fonte: Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas ( texto adaptado). 

As principais funções dos dentes de leite são:

a) mastigar dos alimentos, etapa importante para facilitar a digestão;
b) auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face;
c) ajudar na pronúncia correta das palavras;
d) contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso, o que poderá influenciar sua auto-estima;
e) guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada.

Por isso, é imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais precocemente, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente.

Agende agora mesmo a avaliação do seu filho na Clínica Iarossi 🙂

Contato e Agendamento

Share